Inicialmente previsto para o dia 5 de maio, o concurso teve que ser adiado devido à situação de calamidade enfrentada pelo Rio Grande do Sul, que sofreu com fortes chuvas e quase todas as cidades do estado ficaram inundadas. O governo federal tomou a decisão de adiar o concurso a fim de garantir a segurança e o acesso de todos os candidatos, recolhendo os mais de 18 mil malotes de prova e mantendo-os em local seguro até a nova data.
Com a nova data do concurso, os candidatos poderão acessar seus cartões de prova a partir do dia 7 de agosto, quarta-feira. Esses cartões trarão informações importantes como o local de realização das provas, horários de abertura e fechamento dos portões, entre outros detalhes relevantes. Os candidatos devem ficar atentos para qualquer mudança nos locais de prova, apesar do esforço do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em manter os endereços previamente definidos.
As provas serão aplicadas em um único dia, nos turnos da manhã e tarde, e a consulta do cartão de prova poderá ser feita através da Área do Candidato, acessando a página onde foi realizada a inscrição e fazendo login com a conta Gov.br. O cronograma completo do concurso, incluindo a divulgação da classificação e convocação dos aprovados, será divulgado em breve pelo ministério.
Com tantos candidatos inscritos e a expectativa em alta, o Concurso Nacional Unificado promete ser um marco na história dos concursos públicos no Brasil, oferecendo oportunidades de emprego em diversas áreas e entidades governamentais. A contagem regressiva para o dia 18 de agosto já começou e os candidatos estão focados em sua preparação para garantir um bom desempenho e alcançar seus objetivos profissionais.