Revisão da aposentadoria dos militares volta à pauta em meio à pressão por corte de despesas no governo




Previdência dos militares volta à pauta

Previdência dos militares volta à pauta

No cenário atual, com pressão para cortes de despesas, a Previdência dos militares é tema novamente em destaque. A ministra Simone Tebet, responsável pelo Planejamento, mencionou a revisão das aposentadorias dos integrantes das Forças Armadas como uma das medidas a ser apresentada ao Planalto para decisão final.

Paralelamente, o TCU (Tribunal de Contas da União) também está analisando a situação. O presidente do órgão, Bruno Dantas, alertou para a necessidade de mudanças previdenciárias, começando pelos benefícios concedidos aos militares. Segundo Dantas, o déficit per capita nesse setor é consideravelmente maior em comparação com os trabalhadores civis. Recentemente, o TCU vem examinando de perto os benefícios dos militares.

Essa discussão gerou preocupações na cúpula das Forças Armadas, que teme ser alvo de cortes no governo. A caserna está atenta ao Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas (SPSMFA), que garante diversos direitos tanto para os militares ativos quanto inativos.

Episódio do Café da Manhã

No programa de hoje do Café da Manhã, o repórter da Folha em Brasília, Cézar Feitoza, discute a questão da previdência dos militares, abordando o lobby do Alto Comando e analisando a possível repercussão desse tema no atual cenário político. O episódio está disponível no Spotify, plataforma parceira da Folha, especializada em música, podcasts e vídeos. Para ouvir o programa, basta acessar o link acima.

O Café da Manhã é veiculado de segunda a sexta-feira, sempre no início do dia. Apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes e Lucas Monteiro, e edição de som por Thomé Granemann.


Sair da versão mobile