Presidente Lula defende estatuto do bom comportamento para homens
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez uma declaração importante nesta segunda-feira, 17, ao sancionar a lei que trata da elaboração e implementação de um plano de metas para enfrentar a violência doméstica familiar contra a mulher de maneira integrada. Lula defendeu a criação de um “estatuto do bom comportamento para o homem”, visando combater a agressão às mulheres.
Lula ressaltou a importância de pensar em formas de promover um comportamento saudável nos homens, para evitar situações de violência doméstica. Segundo o presidente, é fundamental educar desde cedo para prevenir atitudes agressivas: “Na escola, é o espaço para a gente poder tentar mostrar um alinhamento de comportamento do ser humano”.
A lei sancionada prevê a atuação colaborativa da União, Estados e municípios no combate à violência contra a mulher. Cada Estado e o Distrito Federal deverão apresentar um plano de metas a cada dez anos, visando maior eficácia nas ações de prevenção e combate à violência.
Em suas redes sociais, Lula comemorou a sanção da lei e destacou a importância de avançar nos direitos das mulheres: “Em pleno século 21 ainda temos que falar sobre o absurdo que vitima mulheres no Brasil e no mundo. Ainda estamos longe, mas esta lei pretende avançar nos direitos das mulheres”.
A cerimônia de sanção da lei foi realizada de forma reservada, com a presença de autoridades como a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e representantes do legislativo e de organizações de defesa dos direitos das mulheres.