Diretores da IFI participam de encontro na Grécia para discutir políticas públicas e mudanças climáticas em evento promovido pela OCDE.




Encontro da IFI na Grécia promove discussões sobre políticas públicas

Diretores da Instituição Fiscal Independente (IFI) estão participando, na Grécia, do 16º encontro de representantes de órgãos com função institucional semelhante. O evento é promovido em Atenas pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a necessidade de as políticas públicas priorizarem a sustentabilidade das finanças públicas.

No Brasil, a IFI foi estabelecida pelo Senado em 2016, com o propósito de aumentar a transparência nas contas públicas e assessorar os parlamentares em decisões relacionadas a esse tema. A instituição monitora e avalia a qualidade dos programas e políticas fiscais do governo federal, além de divulgar estudos e relatórios relevantes.

Em entrevista à TV Senado, Marcus Pestana, diretor-executivo da IFI, ressaltou a importância do papel desempenhado pela instituição, especialmente na estimativa dos impactos das medidas governamentais. Pestana destacou ainda que as instituições fiscais independentes têm ganhado reconhecimento internacional, sendo valorizadas por organismos como o Fundo Monetário Internacional e a OCDE.

Democracia e mudanças climáticas

O encontro na Grécia aborda temas como a relação entre eleições, sustentabilidade fiscal e democracia. Em 2024, 58 países estão programando eleições, com destaque para as recentes na Índia e no Parlamento Europeu, e as iminentes eleições municipais no Brasil neste ano.

A questão das mudanças climáticas também está em foco no evento, com a OCDE enfatizando o papel das instituições e dos responsáveis pela aprovação de orçamentos parlamentares na compreensão das implicações fiscais dessas mudanças. Nesse sentido, a entidade apresentou uma ferramenta de avaliação para auxiliar nesse processo.

Os diretores da IFI, Alexandre Seijas de Andrade e Vilma Pinto, estão participando ativamente dos debates e contribuindo para as discussões em curso.


Sair da versão mobile