Uma grande transformação está acontecendo em Ipanema, um dos bairros mais desejados do Rio de Janeiro, impulsionada pelo boom imobiliário. Edifícios pequenos e charmosos, juntamente com antigos sobrados, estão cedendo lugar a novos empreendimentos de luxo. Essa mudança atinge até áreas que antes eram desvalorizadas, como o trecho próximo à Praça General Osório, que havia sido deixado de lado pelas construtoras. Tudo isso foi impulsionado após a criação, pela Prefeitura, do Programa Reviver Centro, que possibilita a transferência de potencial construtivo de novos empreendimentos na região central para permitir a construção de prédios mais altos na Zona Sul e Norte da cidade.
A Balassiano Engenharia, nova proprietária de dois antigos prédios na Rua Prudente de Morais, está investindo fortemente nessa tendência. Com a aquisição dos números 329 e 331 da Prudente, totalizando 1.000 metros quadrados, a empresa desembolsou R$ 100 milhões. Os dois prédios, que atualmente abrigam 16 apartamentos em apenas 4 andares, serão substituídos por um empreendimento de luxo com 50 apartamentos, cada um com até quatro suítes e vista para a praia. O Valor Geral de Vendas (VGV) desse projeto está estimado em meio bilhão de reais.
O DIÁRIO DO RIO conversou com Thiago Balassiano, um dos sócios da construtora responsável pela compra dos terrenos, que destacou a mudança da legislação urbanística como uma das grandes responsáveis pela revitalização do bairro: “Sempre tivemos como foco toda a região da Zona Sul do Rio, entretanto, sempre foi muito difícil viabilizar projetos em Ipanema devido ao alto custo. Nos últimos anos, houve uma modernização da legislação urbanística, que acabou por promover uma revitalização do bairro. Com este novo empreendimento, chegaremos a cinco projetos simultâneos apenas no bairro de Ipanema, dentre os quais apartamentos do tipo estúdio, três suítes, quatro suítes e até mesmo um edifício corporativo. Entendemos hoje ter o cardápio completo para qualquer que seja o cliente do bairro.”
A justificativa para o alto valor do terreno está na atual valorização do mercado imobiliário do bairro. Recentemente, uma grande vila de casas foi adquirida a poucos metros dali para se tornar outro prédio de luxo. Ipanema, que ultrapassou o Leblon como metro quadrado mais caro da América Latina, tem impulsionado construtoras a procurarem antigos prédios para novos projetos.
“A atualização do valor dos imóveis é importante, pois desde a pandemia sofremos muito com a alta inflação da construção e os preços ficaram estagnados por algum tempo. Então, esse ajuste precisa ser feito em algum momento no valor de venda, o que entendemos estar acontecendo, já que todos os nossos empreendimentos no bairro estão super bem performados.” destaca Thiago. Para Anderson Martins, diretor Regional da Sergio Castro Imóveis na região, “a procura por apartamentos novos é grande, apesar de custarem quase o dobro por metro quadrado do que um apartamento mais antigo na mesma localização. As vendas dos novos têm beirado os 50 mil reais por metro quadrado, com uma média de 40 mil”, explica o corretor.
A área onde a Balassiano adquiriu o terreno é uma das últimas do bairro a passar por uma renovação imobiliária significativa. Historicamente, o foco dos investimentos imobiliários em Ipanema sempre foi a área compreendia do “Quadrilátero do Charme”, entre a Praça Nossa Senhora da Paz e o Jardim de Alah. A região da Praça General Osório, devido à proximidade com as comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, recebeu menos atenção e investimentos ao longo dos anos.