Em um pronunciamento realizado no Plenário na última quarta-feira (12), o senador Zequinha Marinho, do partido Podemos do estado do Pará, defendeu veementemente a construção da Ferrogrão. Trata-se de uma linha férrea com mais de 900 km de extensão, que ligaria o município de Sinop, no estado do Mato Grosso, ao porto de Miritituba, em Itaituba, no estado do Pará. Essa obra, que se encontra em fase de estudos, foi incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal no ano passado.
O senador argumentou que a construção da Ferrogrão trará inúmeros benefícios tanto para a economia quanto para o meio ambiente. Um dos principais pontos destacados por Zequinha Marinho é a redução dos custos para o escoamento da safra, o que poderia impulsionar a produção agrícola na região. Além disso, o parlamentar salientou que a ferrovia contribuiria significativamente para a redução da emissão de carbono, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa. Estudos da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e do Ministério dos Transportes indicam que a implementação da Ferrogrão poderia resultar em uma redução anual de 4 milhões de toneladas de CO2.
Outro ponto levantado por Zequinha Marinho foi a carência de infraestrutura ferroviária no estado do Pará. Atualmente, a única ferrovia operante na região é a Estrada de Ferro Carajás, que se estende por cerca de 892 km até o estado do Maranhão. Diante desse contexto, a construção da Ferrogrão se mostra como uma oportunidade única para impulsionar o desenvolvimento econômico da região, promovendo a integração logística e facilitando o escoamento de produtos agrícolas.
No entanto, o senador também fez críticas a Organizações Não Governamentais (ONGs) que são contrárias ao projeto. Segundo Zequinha Marinho, essas ONGs estariam agindo sob influência do capital internacional e não estariam considerando os benefícios que a Ferrogrão poderia trazer para a região. Ele ressaltou que a ferrovia poderia reduzir em 77% as emissões de CO2 em comparação com o modal rodoviário, que atualmente é intensamente utilizado para o transporte de cargas na região.
Diante desses argumentos, fica evidente a importância e os potenciais impactos positivos da construção da Ferrogrão para o estado do Pará e para o Brasil como um todo. Resta aguardar os desdobramentos desse projeto e as possíveis soluções para as questões levantadas pelo senador Zequinha Marinho.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)