Falta de integração e baixo orçamento são desafios para busca de desaparecidos, apontam representantes em audiência no Senado.




Artigo sobre Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas

Durante a audiência pública realizada nesta quinta-feira (13), representantes de órgãos públicos envolvidos na Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e senadores apontaram os principais desafios para a execução das ações. A falta de integração dos dados, a falta de estruturação dos sistemas e o baixo orçamento foram citados como obstáculos. O debate ocorreu na Comissão de Segurança Pública (CSP) em atendimento ao requerimento (REQ) 21/2024 da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Os convidados detalharam o funcionamento das comunicações entre os órgãos e a divulgação de dados básicos dos desaparecidos. Essas informações serviram para subsidiar os membros da comissão na avaliação da execução da política. Esta audiência foi a primeira de quatro programadas.

Damares ressaltou que a avaliação tem como objetivo ouvir os representantes de cada setor envolvido para buscar aprimoramentos na política. Ela destacou a importância de recursos e de um sistema integrado de comunicação eficiente para nortear a execução das ações.



Sair da versão mobile