Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto de prorrogação de benefícios para gestantes em programas de fidelidade.



Aprovação de projeto na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados

13/06/2024 – 15:30 

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Gisela Simona recomendou a aprovação do projeto, com mudanças

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou projeto autorizando empresas que possuem programas de fidelidade a prorrogar os benefícios acumulados pelas gestantes cadastradas em seus programas.

O parecer da relatora, deputada Gisela Simona (União-MT), foi favorável ao Projeto de Lei 2186/23, do deputado Juninho do Pneu (União-RJ), com emenda. 

Sem prazo
O projeto original determina que empresas que oferecem programas de fidelidade prorroguem por seis meses, no mínimo, os benefícios acumulados pelas gestantes.
Mas a relatora afirma que “programas de benefício de algumas companhias aéreas, por exemplo, já contam com essa possibilidade de prorrogação do prazo para uso dos pontos, até por um prazo superior a seis meses em alguns casos”. 

A deputada entende que o fornecedor do serviço é quem deve estabelecer um prazo razoável para a prorrogação. “De modo a atender tanto aos interesses das gestantes quanto às necessidades de manutenção do programa de benefícios, sem prejuízo para os demais consumidores”, disse Gisela Simona. 

Próximos passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

Sair da versão mobile