Espero que o Lula não caia na mesma armadilha que se impôs o Michel Temer, que disse ‘ministro que se envolver em falcatrua não vai ficar’ quando assumiu o governo. Começaram a aparecer os primeiros casos e Temer disse que ‘só sairiam se fossem indiciados’. Surgiram vários casos e Temer ficou refém da situação, já que ele se entregou à base dele e o governo ficou manchado, com taxas de popularidade no chão. É isso que Lula precisa ver agora.Tales Faria, colunista do UOL
Para Tales, Lula precisa tomar uma atitude rápida com relação a Juscelino Filho, assim como fez com o secretário de Política Agrícola Neri Geller, demitido após vir à tona uma provável tentativa de fraude no leilão para importação de arroz promovido pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Diante do que se levantou no escândalo do arroz, e que o deixou irritadíssimo, Lula fez bem em afastar Neri Geller. Ele tem que estabelecer isso e usar essa situação da Polícia Federal como um marco.
Pode ter certeza: [o ministro do STF] Flávio Dino já está preparando para condenar esse ministro e não passar a mão na cabeça dele, especialmente para marcar que não é ministro do governo.
É uma história já contada. Lula já está refém do Congresso e é hora de começar a se libertar. Se não tomar uma providência agora, Lula ficará absolutamente refém do Congresso. Não acredito que fique, pois esse ministro está com as horas contadas no governo. Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.