Os interessados em realizar o Enem devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br para efetuar a inscrição. A taxa para participar do exame é de R$ 85 e o pagamento deve ser realizado até o dia 19 de junho. As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro e serão aplicadas em todas as 27 unidades federativas do país.
Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também poderão ser feitas até o dia 14 de junho.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que a decisão de prorrogar o prazo de inscrição visa ampliar as oportunidades para que os jovens possam realizar o Enem, que é fundamental para ingressar na graduação. O MEC destacou que mais de 70% dos formandos da rede pública do Rio Grande do Sul já estão inscritos, apesar das recentes dificuldades causadas pelas enchentes.
O Enem, criado em 1998, é uma importante ferramenta para avaliar o desempenho dos estudantes no final da educação básica e também é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil. Os resultados do exame podem ser utilizados para ingressar no Sisu, ProUni e em instituições privadas e estrangeiras que tenham convênio com o Brasil. Além disso, os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros para se autoavaliarem.