10/06/2024 – 10:39
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Camilo Santana também deverá apresentar os planos do ministério para 2024
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados receberá nesta quarta-feira (12) o ministro da área, Camilo Santana. O debate está agendado para às 10 horas, no plenário 10, a pedido dos deputados Pedro Uczai (PT-SC), Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), André Fernandes (PL-CE) e Adriana Ventura (Novo-SP).
Pedro Uczai destacou o compromisso do Ministério da Educação (MEC) com a melhoria e fortalecimento da educação no Brasil, mencionando a retomada de obras na educação básica e programas como Escola em Tempo Integral em 2023. Por outro lado, Paulo Bilynskyj discordou, apontando cortes de verbas durante o mesmo ano, afetando áreas como pesquisa e assistência estudantil.
O deputado Paulo Bilynskyj evidenciou que o governo Lula bloqueou a liberação de R$ 332 milhões para a educação em 2023, impactando negativamente diversos setores educacionais.
André Fernandes criticou a paralisação de obras na educação, destacando que o MEC não iniciou nenhuma nova obra, limitando-se a concluir projetos em andamento. Ele ressaltou o grande número de obras paralisadas, incluindo construções de escolas, quadras e reformas que beneficiariam milhares de alunos.
Adriana Ventura questionou a recusa do Ministério da Educação em disponibilizar o relatório final do grupo de trabalho responsável por analisar os problemas da educação e o novo Plano Nacional de Educação aos deputados, exigindo transparência na prestação de contas.
Da Redação – ND