No último dia 7, a ANS enviou um ofício à Golden Cross solicitando explicações após anúncios na imprensa sobre a suspensão da venda dos planos. A agência deixou claro que a operadora não tem permissão para suspender a comercialização de seus produtos na data anunciada (18 de junho). Todos os planos registrados na ANS como “ativos” devem permanecer disponíveis para aquisição pelos consumidores até que a suspensão seja devidamente autorizada.
A ANS também esclareceu que a parceria para utilização da rede da Amil pelos beneficiários da Golden Cross não necessita de autorização, pois é permitida por lei e normativos da saúde suplementar. Apenas em casos de mudança do tipo de contratação, como a utilização da rede indireta da Amil, é necessário comunicar à ANS.
É importante ressaltar que, mesmo com essa parceria, a Golden Cross continua sendo responsável pela prestação de assistência aos seus clientes. As operadoras de planos de saúde são obrigadas a oferecer todos os serviços previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, de acordo com o contrato estabelecido.
A Agência Brasil entrou em contato com a Golden Cross em busca de esclarecimentos, porém, até o momento, a operadora não respondeu. Portanto, a ANS aguarda as informações necessárias para tomar as medidas cabíveis em relação à suspensão da venda dos planos de saúde pela Golden Cross.