Eleições na Bulgária: Conservadores lideram pesquisas de boca de urna em meio a queda de apoio a coalizão reformista



Eleições na Bulgária: conservadores lideram pesquisas de boca de urna

Eleições na Bulgária: conservadores lideram pesquisas de boca de urna

No último domingo (9), os búlgaros foram às urnas para eleger seus deputados, em meio à realização das sextas eleições legislativas em apenas três anos. Segundo pesquisas de boca de urna, os conservadores despontam como os possíveis vencedores.

O partido conservador Gerb, liderado pelo ex-primeiro-ministro Boiko Borisov, conquistou entre 26% e 28% dos votos, consolidando-se como a principal força política do país, que é considerado o mais pobre da União Europeia. Esse resultado é reflexo da queda de apoio à coalizão reformista, que vinha perdendo força nos últimos anos.

Por sua vez, os reformistas da coalizão “Sigamos com a Mudança/Bulgária Democrática” (CC/BD) alcançaram cerca de 15% dos votos, ficando atrás do Gerb. A falta de renovação e o desgaste com os eleitores parecem ter sido fatores determinantes para esse resultado, já que a coalizão não conseguiu manter o ímpeto conquistado há três anos.

Com esse panorama eleitoral, a Bulgária poderá ter um novo governo liderado pelos conservadores, que prometem implementar políticas voltadas para a estabilidade econômica e o desenvolvimento do país. Resta aguardar os resultados oficiais para saber como ficará a composição do parlamento e qual será o rumo político que a Bulgária tomará nos próximos anos.

Sair da versão mobile