Número de mortes de civis na Ucrânia atinge nível mais alto em quase um ano, chegando a 174 no mês passado, segundo relatório da ONU



Alta no número de mortes de civis na Ucrânia preocupa organizações internacionais

Alta no número de mortes de civis na Ucrânia preocupa organizações internacionais

No mês passado, o número de mortes de civis na Ucrânia subiu acentuadamente, atingindo 174, o nível mais alto em quase um ano. Segundo informações do escritório de direitos humanos da ONU divulgadas nesta sexta-feira, este aumento se deve ao aumento nos ataques com mísseis e bombas em áreas povoadas ao redor de Kharkiv.

Os dados da Missão de Monitoramento de Direitos Humanos da ONU na Ucrânia revelam que o número de mortos em maio representou um aumento de 31% em relação a abril e foi o mais alto desde junho de 2023. Esta tendência preocupa organizações internacionais, que alertam para a urgência de um cessar-fogo e a retomada de negociações para acabar com o conflito na região.

A escalada da violência na Ucrânia tem gerado inúmeras vítimas civis, causando preocupação e indignação entre a comunidade internacional. A ONU e outros órgãos estão monitorando a situação de perto e pedindo a todas as partes envolvidas que respeitem o direito humanitário internacional e protejam a vida dos civis.

Diante desse cenário alarmante, é fundamental que sejam tomadas medidas urgentes para evitar mais mortes e garantir a segurança da população. A comunidade internacional não pode ficar indiferente a essa situação e precisa agir para impedir a escalada da violência na região.

A equipe de reportagem da Reuters continuará acompanhando de perto os desdobramentos desse conflito e fornecendo informações atualizadas sobre a situação na Ucrânia.

Por Emma Farge


Sair da versão mobile