Novo estudo mostra método promissor para enfraquecer bactérias resistentes a antibióticos no aparelho respiratório

Novas técnicas de combate a bactérias resistentes

Recentemente, um grupo de cientistas obteve resultados promissores ao buscar novas formas de combater bactérias resistentes aos antibióticos. Em um artigo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), foi apresentada a técnica da inativação fotodinâmica (PDI) como uma maneira eficaz de enfraquecer as bactérias, tornando-as mais suscetíveis aos tratamentos disponíveis.

O estudo liderado pelo físico e engenheiro de materiais Vanderlei Salvador Bagnato focou em bactérias do gênero Staphylococcus aureus, frequentemente responsáveis por infecções graves. Após a aplicação da PDI por cinco ciclos, os pesquisadores observaram uma redução na resistência das bactérias, tornando-as mais sensíveis aos antibióticos como a gentamicina, amoxicilina e eritromicina.

A técnica da fotodinâmica consiste no uso de luz e um fotossensibilizador, que, ao reagir com o oxigênio no ambiente, promove a oxidação das bactérias. Neste estudo, a curcumina foi utilizada como fotossensibilizador em combinação com os antibióticos mencionados.

O professor Bagnato, coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) da USP, destacou que a técnica não apenas combate as bactérias, mas também enfraquece os mecanismos de resistência, tornando-as mais suscetíveis aos tratamentos convencionais.

Cenário

A resistência antimicrobiana é uma das principais ameaças à saúde pública, conforme apontado pela OMS. Atualmente, estima-se que mais de um milhão de mortes por ano são causadas por bactérias resistentes, e esse número pode aumentar significativamente nas próximas décadas.

A dificuldade em desenvolver novos antibióticos eficazes é um desafio constante, e a técnica da inativação fotodinâmica surge como uma alternativa promissora para combater essas infecções resistentes. O estudo liderado por Bagnato e sua equipe representa um avanço significativo na área da saúde e no combate a doenças causadas por bactérias resistentes.

Sair da versão mobile