O novo sistema, conhecido como “free flow”, tem como objetivo permitir que os condutores paguem apenas pela distância percorrida, sem a necessidade de parar ou reduzir a velocidade dos veículos em praças de pedágio ou barreiras físicas. Essa inovação visa trazer mais fluidez ao trânsito, reduzir a emissão de carbono e garantir uma cobrança mais justa para os usuários.
Para fazer parte desse processo de construção coletiva, os interessados podem acessar a minuta do texto no site oficial do ministério e enviar suas sugestões ao longo dos próximos 30 dias. Todas as contribuições serão analisadas pela equipe técnica da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com o objetivo de aprimorar o documento final.
A proposta apresentada na minuta foi elaborada com base na experiência adquirida durante 15 meses na Rodovia Rio-Santos, especificamente no trecho da BR-101 entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos nesse período demonstraram os benefícios da tecnologia, como a melhoria na fluidez do trânsito e a cobrança mais eficiente para os usuários.
De acordo com o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a implementação desse novo sistema trará benefícios significativos para os usuários, permitindo que paguem apenas pelo trecho percorrido, tornando o sistema de pedágio mais justo. Além disso, serão utilizados sistemas de reconhecimento óptico de placas de veículos e os dados dos usuários serão centralizados no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para facilitar o pagamento das tarifas.
Com todas essas mudanças e avanços tecnológicos, espera-se que o novo sistema de pedágio eletrônico traga mais eficiência, comodidade e justiça para todos os usuários das rodovias brasileiras. A consulta pública é uma oportunidade para a sociedade contribuir com sugestões e melhorias, tornando o processo democrático e transparente.