Juventude carioca recebe bolsa de R$ 750 para curso de gestão cultural de museus em parceria com MAR.







Parceria entre JUVRio e MAR beneficia jovens cariocas

Parceria entre JUVRio e MAR beneficia jovens cariocas

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) e o Museu de Arte do Rio (MAR) estabeleceram uma parceria para beneficiar jovens cariocas com bolsas de R$ 750. O projeto visa oferecer uma formação abrangente que engloba diversas áreas fundamentais para a estruturação de museus e suas competências, incluindo curadoria, museologia, educação, comunicação, produção cultural, eventos e administração.

O curso denominado “Percursos Formativos” teve início nesta quinta-feira (6/6) e é fruto do trabalho desenvolvido pela Escola do Olhar, polo educacional do MAR que desde 2019 auxilia na formação de jovens da rede pública de ensino e de regiões periféricas da cidade na produção de arte e cultura.

Neste ano, os participantes selecionados são jovens com idades entre 16 e 21 anos de Guaratiba, Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba, que compõem a maior região em extensão territorial do Rio. Foram disponibilizadas 10 vagas, sendo cinco reservadas exclusivamente para jovens do Pacto pela Juventude, projeto da JUVRio em parceria com a Unesco.

Guaratiba foi escolhida para receber o projeto devido ao fato de 22,54% da população local viver em favelas não urbanizadas, em contraste com a média da cidade, que é de 14%, de acordo com o Índice de Progresso Social do Instituto Pereira Passos.

A Secretária da Juventude Carioca, Gabriella Sampaio, destacou a importância da parceria para oferecer formação na área de Cultura a jovens que buscam carreiras nesse segmento, mesmo residindo longe das oportunidades mais centrais da cidade. Ela ressaltou a necessidade de qualificação para a inserção dos jovens no mercado da economia criativa.

Por: Nome Sobrenome – Data da publicação


Sair da versão mobile