07/06/2024 – 19:11
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Zacharias Calil, relator da proposta
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (07/06) o Projeto de Lei 4941/23, que traz importantes mudanças para a Campanha Outubro Rosa. O PL inclui a realização de mutirões de exames para prevenção, detecção e controle do câncer de mama como atividades fundamentais durante a campanha, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença que atinge as mulheres.
O relator da proposta, o deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), destacou a relevância das medidas propostas. Ele ressaltou que, com os avanços na área da saúde, as mulheres brasileiras estão vivendo mais e melhor, porém, estão mais suscetíveis a problemas de saúde como o câncer de mama. O deputado, que é médico, ressaltou a importância dos exames específicos para diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença.
O projeto agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), onde será debatido e votado antes de seguir para as próximas etapas do processo legislativo. A expectativa é que a proposta seja apreciada com celeridade, dada a relevância do tema e a urgência em ampliar as ações de prevenção e detecção do câncer de mama.
Próximos passos
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub