Previsão do Tempo: Tempo estável em São Paulo e clima seco no Rio Grande do Sul
Pelos próximos dez dias, a região metropolitana de São Paulo terá tempo estável, com o Sol aquecendo as tardes, mas com a possibilidade da presença de uma névoa úmida entre o fim da madrugada e o início da manhã.
Segundo a previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, esta quinta-feira (6) começa com muitas nuvens e a formação da névoa úmida. Até o final da manhã, no entanto, a nebulosidade se dissipa, e o Sol passa a predominar, o que vai facilitar a elevação da temperatura, que deve variar entre a mínima de 14°C e a máxima de 24°C.
De acordo com o meteorologista Thomaz Garcia do CGE, essa névoa úmida se forma devido ao resfriamento da madrugada e se dissipa com o aquecimento do ar pelo Sol. Nos próximos dias, a massa de ar seco sobre o Sudeste e Centro-Oeste manterá o tempo firme na Grande São Paulo, com temperaturas se elevando até cerca de 27°C a partir de sábado (8).
Na sexta-feira (7), a estabilidade atmosférica proporcionará uma grande amplitude térmica na região, com mínima de 13°C no amanhecer e máxima de 25°C à tarde. Apesar do calor, a umidade do ar em algumas regiões de São Paulo permanecerá em níveis de atenção, enquanto outros estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais apresentam um aviso de perigo potencial devido à baixa umidade.
No Rio Grande do Sul, após um mês chuvoso que resultou em tragédias, o clima permanece seco e com temperatura em aumento gradual. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 17°C e 25°C nesta quinta-feira, com previsão de máximas atingindo os 29°C no domingo (9). A chuva só deve retornar à região na próxima quinta-feira, dia 13, com pancadas isoladas.