Inscrições para o Revalida 2024/1 encerram terça-feira; provas de habilidades clínicas serão em julho, confirma Inep.

As inscrições para o Revalida 2024/1, exame nacional utilizado para a revalidação dos diplomas de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior, começam amanhã (7) e vão até a próxima terça-feira (11). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o calendário do exame, que terá suas provas de habilidades clínicas aplicadas nos dias 20 e 21 de julho.

O Revalida é composto por duas etapas, sendo a primeira teórica e a segunda prática, abordando as cinco grandes áreas da medicina de forma interdisciplinar: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa está condicionada à aprovação na primeira, que consiste em provas objetiva e discursiva.

Os aprovados na segunda etapa serão submetidos ao exame de habilidades clínicas, estruturado em um conjunto de 10 estações onde os participantes deverão realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas mencionadas. A pontuação de cada estação pode variar de zero a dez, totalizando 100 pontos para as dez estações.

A nota de corte para a aprovação na segunda etapa é de 64,277 pontos de 100 e foi divulgada no Diário Oficial da União em 29 de maio. Os resultados do exame são fundamentais para o processo de revalidação no Brasil do diploma de graduação em medicina expedido no exterior, considerando práticas em diferentes contextos de atendimento médico.

O Inep informou que as cidades de aplicação do exame e a quantidade de vagas disponíveis em cada local serão divulgadas no Sistema Revalida durante o período de inscrições. É importante ressaltar a importância deste processo para a garantia da qualidade e legalidade na atuação dos profissionais da área da saúde no país.

Sair da versão mobile