Cobasi de Porto Alegre será tema de audiência pública após morte de animais
Na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a loja da Cobasi será palco de uma audiência pública com o objetivo de esclarecer as condições das mortes dos animais abrigados na unidade durante as enchentes que atingiram o estado. Deputados federais Marcelo Queiroz (PP-RJ) e Delgado Matheus Laiola (União-PR) solicitaram a audiência, que está marcada para terça-feira (11), às 10h, no Plenário 2, com transmissão pela TV Câmara.
A loja sofreu alagamentos em 3 de maio e diversos animais foram encontrados mortos no subsolo do estabelecimento, que fica localizado no bairro Praia de Belas e foi evacuado devido às condições precárias. O deputado Marcelo Queiroz descreveu as imagens como “cruéis” e destacou a gravidade da situação para a saúde pública, uma vez que, além de cães e gatos, também foram encontradas aves e roedores sem vida.
O deputado carioca ressaltou a importância da audiência para discutir esse episódio trágico e contar com a participação de diversos órgãos e entidades envolvidas com a proteção dos animais e do meio ambiente. Entre os participantes confirmados estão representantes do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, do IBAMA, da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério Público do Rio Grande do Sul e da Delegacia de Polícia de Proteção ao Meio Ambiente.
Assim, a audiência pública se torna um importante espaço para debater as responsabilidades e propor medidas para evitar que situações como essa voltem a ocorrer, garantindo a proteção e o bem-estar dos animais em ambientes comerciais sujeitos a enchentes e desastres naturais.
Advertisement