Governador do RS pede ajuda ao Senado para manutenção de emprego e renda em reunião com Rodrigo Pacheco

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve em Brasília nesta quarta-feira (5) para uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Na ocasião, Leite entregou um ofício solicitando apoio dos parlamentares em duas questões críticas para o estado: a manutenção de empregos e renda, e a reposição das perdas de receitas tanto do estado quanto dos municípios.

Em seu pedido, o governador sugeriu a criação de um benefício nos moldes do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, implementado durante a pandemia de Covid-19. Esse programa permitiu que as empresas reduzissem jornadas e salários, além de suspender contratos de trabalho, com os trabalhadores recebendo um auxílio emergencial do governo.

Leite destacou a importância do apoio dos senadores e deputados na aprovação desse programa e espera contar com o respaldo do governo federal para essa nova medida.

Além disso, o governador solicitou ajuda para a recomposição da receita do estado, estimando uma possível perda de até R$ 10 bilhões até o final do ano.

Esta foi a primeira visita de Leite a Brasília desde o início das fortes chuvas que causaram uma tragédia no Rio Grande do Sul. Além da reunião com Pacheco, o governador tem agendado encontros com outras autoridades, incluindo o presidente da Câmara, Arthur Lira. Pela manhã, participou de um evento em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ao lado de Lula e da ministra Marina Silva.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Sair da versão mobile