Vacinação contra Variante XBB da COVID-19 é Ampliada para Idosos de 80 Anos ou Mais no Rio de Janeiro




Ampliação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 na cidade do Rio

Ampliação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 na cidade do Rio

No dia 04 de Janeiro, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra a COVID-19, agora direcionada para a variant XBB. A nova etapa da vacinação já está disponível para idosos com 80 anos ou mais, bem como para pessoas com comorbidades graves que necessitem de antecipação da vacina. As doses podem ser encontradas em 238 clínicas da família espalhadas pela cidade.

A cepa XBB é um subtipo da variante ômicron, que atualmente é predominante nas análises de sequenciamento genômico. A campanha também inclui idosos que estão internados em Institutos de Longa Permanência para Idosos (ILPI), sem restrição de faixa etária.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou a importância da vacinação. Ele alertou para a necessidade de não perder a data da nova dose, que possivelmente se tornará anual, devido à evolução da doença. A adesão da população à vacina foi fundamental para controlar a COVID-19 e evitar mais mortes.

A vacinação está sendo realizada em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde na cidade do Rio. Além disso, o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, está aberto diariamente das 8h às 22h, assim como o Super Centro Carioca de Vacinação de Campo Grande, situado no ParkShoppingCampoGrande.

A atualização da vacinação contra a cepa predominante da COVID-19 é crucial para manter sob controle os indicadores da doença, de forma semelhante ao que é feito anualmente com a vacina da gripe.

Calendário de vacinação:

  • Sexta-feira (7) – pessoas com 70 anos ou mais;
  • Terça-feira (11) – da faixa de 65 anos ou mais;
  • Terça-feira (18) – adultos com comorbidades, sem necessidade de laudo médico, bastando histórico clínico, receitas ou qualquer outro documento de comprovação.

A vacinação é fundamental para garantir a saúde e segurança da população carioca. Não deixe de se vacinar e contribua para o controle da COVID-19 na cidade do Rio de Janeiro.


Sair da versão mobile