CIVITAS: a nova ferramenta de segurança pública do Rio de Janeiro
No dia 4 de junho, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou a CIVITAS (Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio a Segurança Pública), uma iniciativa que visa apoiar as forças de segurança estaduais e os órgãos municipais com informações estratégicas. Em parceria com o Disque Denúncia, o sistema de monitoramento funcionará dentro do Centro de Operações Rio (COR).
Em uma coletiva de imprensa realizada no COR, estiveram presentes grandes nomes como o prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal da Casa Civil Eduardo Cavaliere, o secretário municipal de Ordem Pública Brenno Carnevale, o chefe executivo do COR Marcus Belchior, o diretor-geral do Disque Denúncia Renato Almeida e o chefe executivo da CIVITAS Davi Carreiro.
A CIVITAS é um projeto tecnológico avançado que utiliza imagens de câmeras do COR, da CET-Rio e, futuramente, de empresas de segurança para monitorar a cidade. Com 900 radares e 50 câmeras com leitura de placas, o sistema será capaz de identificar veículos clonados, auxiliando no combate à criminalidade.
Disque Denúncia passa a funcionar 24 horas por dia
Desde 2016, o Disque Denúncia não recebia investimento de órgãos públicos, operando apenas em horários limitados. Com a parceria da prefeitura, o serviço voltará a funcionar 24 horas por dia, sendo ampliado para atender não só a cidade do Rio, mas todo o estado fluminense.
O investimento de R$ 7 milhões ao ano possibilitará a contratação de mais atendentes, além de uma expansão nos canais de denúncia, incluindo telefone, Whatsapp, aplicativo e site. Com isso, o Disque Denúncia se torna um aliado importante para a segurança pública do Rio de Janeiro.
Monitoramento 24 horas começa em breve
A partir do dia 5 de junho, os cidadãos poderão acionar o Disque Denúncia a qualquer momento para denunciar suspeitos, casos de vandalismo, violência doméstica e outros crimes. Todos os canais são anônimos e visam contribuir para a segurança da população carioca.
Advertisement