A disputa à prefeitura do Rio de Janeiro em 2024 corre solta na internet. Líder nas pesquisas de intenção de voto em todos as sondagens publicadas em 2024, o prefeito Eduardo Paes lidera também a corrida na internet. Segundo o ranking divulgado pela agência LabPop, Paes é o primeiro no ILID – Índice LabPop de Influência Digital, construído a partir de métricas públicas coletadas de 4 plataformas sociais (Facebook, Instagram, Twitter e TikTok), no mês de maio.

No ranking, parâmetros como Presença, Popularidade, Atividade, Engajamento, Difusão e Sentimento são medidos com várias ferramentas de Inteligência Artificial. O objetivo do índice é monitorar diferentes aspectos da performance online de um grupo de concorrentes, identificando os pontos fortes e fracos de cada um e oferecendo uma medida objetiva do impacto que cada concorrente tem no mundo digital. Primeiro, um software realiza a coleta de dados nas plataformas sociais. Depois, usando um código proprietário da LabPop, um algoritmo de Inteligência Artificial processa e cruza os dados, calculando notas de 0 a 4 para seis parâmetros diferentes. Cada parâmetro é calculado a partir de um conjunto específico de métricas coletadas.
O prefeito Eduardo Paes foi o melhor ranqueado no mês de maio segundo o Ilid.
“Cada vez mais os pré-candidatos sentem a necessidade de entender sua presença na internet, e o Ilid dá essas respostas”, avalia o cientista político João Nonato, que dirige o estudo. “Vamos fazer ranking de prefeitos de todo o Brasil, de governadores e presidenciáveis. E nesse primeiro ranking, levando-se em conta o mês de maio, a performance do prefeito Eduardo Paes nas redes sociais facilita o entendimento de sua liderança nas pesquisas de opinião”.
CEO da LabPop, o marqueteiro Mario Marques entende que o Ilid eliminará os achismos da internet.
“É uma ferramenta que complementa as pesquisas qualitativas e quantitativas, porque dimensiona claramente a amplitude das conversas dos pré-candidatos na internet“, avalia Mario Marques. “Vamos rodar o Brasil com o Ilid, o que vai facilitar o monitoramento das redes e entender a reta final das campanhas com mais assertividade, validando e complementando as tendências das pesquisas quantitativas”.
Advertisement