Grupo varejista Dia vende negócios no Brasil por preço simbólico
O grupo varejista espanhol Dia anunciou nesta sexta-feira (31) que chegou a um acordo para vender seus negócios no Brasil por um “preço simbólico” de 100 euros (aproximadamente R$ 565). A decisão faz parte de uma estratégia da empresa para se concentrar em mercados mais lucrativos, como Espanha e Argentina.
A gestora de ativos brasileira MAM, pertencente ao Banco Master, será responsável por adquirir a rede de supermercados no Brasil, conforme comunicado emitido pelo Dia ao órgão regulador do mercado de ações da Espanha.
Antes da conclusão da venda, a empresa espanhola se comprometeu a transferir 39 milhões de euros (R$ 220 milhões) para sua unidade brasileira.
Essa transação resultará em um prejuízo de 101 milhões de euros para o Dia, de acordo com o documento divulgado pela empresa.
Em março, o Dia havia anunciado o fechamento de mais de 300 lojas e três depósitos no Brasil, devido aos resultados negativos registrados no último ano. Apesar disso, o grupo informou que manterá a operação de suas 244 unidades em São Paulo.
A decisão de vender os ativos no Brasil faz parte de um plano mais amplo do Dia para reduzir sua dívida financeira líquida. No ano passado, a empresa já havia deixado o mercado em Portugal, onde possuía cerca de 500 supermercados.
A subsidiária brasileira do Grupo Dia justificou a venda afirmando que, desde sua chegada ao Brasil em 2001, os investimentos feitos no país não trouxeram o retorno esperado. Com isso, a empresa decidiu focar em manter uma posição relevante na Espanha e Argentina.
Atualmente, as operações do grupo Dia em São Paulo empregam mais de 2.500 trabalhadores.