Desfile de 2025: Unidos do Viradouro é campeã com enredo sobre Malunguinho; Carnaval terá três noites de folia no Rio.




Desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

Escolas de Samba definem enredos para o Carnaval de 2025

No próximo Carnaval do Rio de Janeiro, as 12 escolas que compõem o Grupo Especial já têm seus enredos definidos. Desde assombrações até histórias sobre o encontro das águas no Pará e uma homenagem a Milton Nascimento, os temas prometem levar muita emoção para a Marquês de Sapucaí.

Em 2024, a Unidos do Viradouro se consagrou campeã com um desfile impecável, abordando o enredo “Arroboboi, Dangbé”. Já a Imperatriz Leopoldinense, vice-campeã, encantou o público com a narrativa de “Com a Sorte Virada Pra Lua, Segundo o Testamento da Cigana Esmeralda”.

O Carnaval de 2025 será marcado pela inovação, com o Grupo Especial se dividindo em três noites de desfiles. Uma mudança significativa, já que anteriormente os desfiles aconteciam apenas no domingo e na segunda-feira da folia.

Confira abaixo os enredos das escolas do Grupo Especial do Rio para 2025:

Unidos de Padre Miguel

A Unidos de Padre Miguel irá contar a história de Iyá Nassô e o Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho com o enredo “Egbé Iya Nassô”. O desfile será assinado por Lucas Milato e Alexandre Louzada.

Imperatriz Leopoldinense

A escola trará a mitologia dos orixás com o enredo “ÓMI TÚTU AO OLÚFON – Água fresca para o senhor de Ifón”, assinado por Leandro Vieira.

Unidos do Viradouro

A Unidos do Viradouro abordará a resistência do quilombo do Catucá na primeira metade do século XIX com o enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundo”, assinado por Tarcísio Zanon.

Estação Primeira de Mangueira

Sidnei França será o responsável por contar a presença negra na região central do Rio de Janeiro com o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”.

Unidos da Tijuca

Com o enredo “Logun-Edé: Santo Menino Que Velho Respeita”, a escola irá destacar a história do orixá Logunedé, filho de Oxum e Oxóssi.

Beija-Flor de Nilópolis

Laíla será homenageado pela Beija-Flor com o enredo “Laíla de todos os santos, Laíla de todos os Sambas”.

Acadêmicos de Salgueiro

Jorge Silveira e Igor Ricardo assinarão o desfile que explorará a busca por proteção espiritual com o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”.

Unidos de Vila Isabel

Paulo Barros desenvolverá o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”, focando nas assombrações do imaginário popular.

Mocidade Independente de Padre Miguel

A escola planeja uma viagem intergaláctica com o tema “Voltando para o futuro, não há limites para sonhar”.

Paraíso do Tuiuti

A história de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil, será o enredo da escola.

Acadêmicos do Grande Rio

Gabriel Haddad e Leonardo Bora trarão as águas do encontro do rio com o mar com o enredo “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”.

Portela

A Portela homenageará Milton Nascimento com o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol”.

*Com informações de Fernanda Pinotti e Caroline Ferreira, da CNN


Sair da versão mobile