Desemprego diminui na Europa após pandemia do coronavírus
A recuperação econômica na Europa após a pandemia do coronavírus tem trazido resultados positivos no que diz respeito ao desemprego. De acordo com dados do Eurostat, em meados de 2021 houve uma significativa diminuição no número de pessoas desempregadas, e desde meados de 2023 essa taxa se manteve praticamente estável.
No mês de abril, 13,1 milhões de pessoas estavam à procura de emprego na União Europeia, sendo 11 milhões delas em países que integram a zona do euro. Esses números demonstram uma recuperação gradual do mercado de trabalho na região.
Entre as mulheres na zona do euro, a taxa de desemprego caiu de 6,9% em março para 6,7% em abril. Já entre os homens, essa taxa se manteve estável em 6,1% no mesmo período.
O desemprego entre os jovens com menos de 25 anos também apresentou redução, com a taxa na zona do euro caindo de 14,3% em março para 14,1% em abril, de acordo com o Eurostat.
Nas principais economias da zona do euro, a taxa de desemprego se manteve estável em abril. A Alemanha registrou 3,2%, a França 7,3% e a Itália 6,9%. Já a Espanha apresentou uma taxa de 11,7%, também estável em relação ao mês anterior.