Retomada da vacinação contra covid-19 e poliomielite no Rio de Janeiro: crianças são prioridade, anuncia Secretaria de Saúde.




Vacinação contra a poliomielite é retomada na cidade do Rio de Janeiro

Vacinação contra a poliomielite é retomada na cidade do Rio de Janeiro

No último dia 27 de maio, o secretário de saúde Daniel Soranz anunciou a retomada da vacinação contra a covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. As outras faixas etárias serão contempladas ao longo das próximas semanas, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde Municipal também deu início, no mesmo dia, à campanha de vacinação contra a poliomielite. A imunização é voltada para crianças de 1 a 4 anos que estejam com o esquema vacinal básico em dia e acontece até o dia 14 de junho.

Com o objetivo de vacinar 237 mil crianças, o que corresponde a 95% da população-alvo, a vacina oral está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros de saúde municipais. Os responsáveis devem levar a caderneta de vacinação do menor ao se dirigirem aos postos, e em casos de imunodeprimidos e crianças menores de um ano, a vacina oral não é indicada, sendo recomendada a vacina inativada.

A erradicação da poliomielite no Brasil ocorreu em 1994, e o governo busca agora impedir a reintrodução da doença. O secretário Daniel Soranz ressalta a importância da vacinação: “A vacina oral é muito segura e tem sido utilizada por muito tempo no Brasil para garantir uma cobertura coletiva eficaz. A poliomielite não faz mais parte do nosso panorama epidemiológico graças à adesão à vacinação.”

*Sob supervisão de Christiano Pinho.


Sair da versão mobile