2. Mais de 2 mil pessoas são soterradas em avalanche na Papua Nova Guiné
A tragédia na Papua Nova Guiné chocou o mundo, com mais de 2 mil pessoas soterradas em uma avalanche devastadora. O Centro Nacional de Desastres da ilha do Pacífico informou que a situação é crítica e que o número de mortos e desaparecidos pode ser muito maior do que foi inicialmente estimado.
O deslizamento atingiu uma aldeia durante a madrugada, pegando a maior parte das pessoas dormindo. O vilarejo foi completamente destruído sob uma montanha de lama e pedras, deixando as autoridades em alerta.
Ainda há riscos de novos deslizamentos, pois a encosta do morro continua instável e representando perigo para os socorristas e sobreviventes que estão soterrados sob os escombros. A difícil localização da aldeia remota tem dificultado a chegada de equipamentos essenciais para os resgates.
3. EUA devem suspender proibição de venda de armas para a Arábia Saudita
O jornal Financial Times reportou que os Estados Unidos estão considerando suspender a proibição de venda de armas para a Arábia Saudita. Essa decisão marca uma mudança significativa na política do governo americano e pode resultar em um acordo de cooperação entre os dois países nas áreas de energia nuclear, segurança e defesa.
A ofensiva militar saudita no Iêmen e a morte de um jornalista saudita no consulado na Turquia foram fatores que geraram críticas por parte do presidente Joe Biden em 2021. No entanto, agora os EUA e a Arábia Saudita parecem estar buscando uma reconciliação e normalização das relações bilaterais.
4. Venezuela enfrenta nova onda de escassez de gasolina
A Venezuela, mesmo possuindo grandes reservas de petróleo, tem enfrentado uma séria crise no abastecimento de gasolina. A falta de manutenção na infraestrutura da estatal PDVSA resultou na queda da produção, agravada pelas sanções americanas sobre a indústria petrolífera do país.
O atraso na entrega de um cargueiro proveniente do Irã tem contribuído para a escassez de combustível em várias regiões do país. Apesar dos esforços para recuperar a produção de petróleo, a Venezuela não consegue suprir a demanda interna por gasolina.
5. Mais de 300 milhões de menores sofrem abuso sexual na internet
Uma pesquisa da Universidade de Edimburgo revelou que mais de 300 milhões de menores foram vítimas de abuso sexual na internet nos últimos anos. Os crimes vão desde captura e exposição de imagens sexuais até solicitações de sexo por parte de adultos e jovens.
O problema do abuso sexual online tem se espalhado globalmente, com destaque para os Estados Unidos, onde o risco de exposição é mais elevado. Autoridades britânicas alertaram sobre golpes de extorsão na internet, realizados por quadrilhas da África e Ásia, visando adolescentes no país.
Deu no Financial Times: “O que as companhias aéreas podem fazer sobre a perigosa turbulência invisível”
O jornal Financial Times destacou a preocupação das companhias aéreas com a chamada turbulência invisível, que tem se tornado mais comum devido às mudanças climáticas. Diferente das turbulências detectáveis por radares, as turbulências em céu claro representam um grande perigo por serem invisíveis.
Para lidar com esse desafio, 15 companhias aéreas estão testando o uso de dados atmosféricos para mapear e prever esse tipo de turbulência em tempo real. A segurança dos passageiros é prioridade e as empresas estão buscando maneiras inovadoras de enfrentar as turbulências perigosas.