O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) elogiou, em pronunciamento nesta segunda-feira (27), a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, Haddad mostrou que, “além de competente na formulação e execução da política econômica, também sabe ser preciso no enfrentamento político”.
Em seu discurso, Kajuru destacou a postura de Haddad diante das críticas da oposição, ressaltando que o ministro não se deixou abalar e procurou restabelecer a verdade histórica. O senador mencionou que o governo federal pagou mais de R$ 93 bilhões em precatórios acumulados da gestão de Jair Bolsonaro, evidenciando a necessidade de compensação aos estados devido à redução do ICMS sobre combustíveis.
O esclarecimento feito por Haddad em relação aos presidentes que deram calote, mencionando Fernando Collor e Jair Bolsonaro, foi enfatizado por Kajuru como um ponto-chave do debate na Comissão. O senador ressaltou que as transferências não efetuadas em 2022 foram sendo compensadas ao longo dos anos seguintes, culminando em um repasse de R$ 27 bilhões aos estados e ao Distrito Federal até 2025.
O embate político e econômico refletido na sessão foi analisado por Kajuru como uma demonstração da competência de Haddad em lidar com tais situações. O senador reforçou a importância de um debate elevado e esclarecedor, afirmando que a busca por apoiadores não deve se sobrepor à verdade dos fatos.
Fonte: Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)