Enchentes no Rio Grande do Sul: 12% dos estudantes seguem sem previsão de retorno às aulas
De acordo com informações divulgadas pelo governo do Rio Grande do Sul, mais de 91 mil estudantes de escolas estaduais ainda não têm previsão de retorno às aulas devido às fortes chuvas que assolaram o estado.
Entre os 781 mil alunos matriculados na rede, cerca de 500 mil (67%) já retornaram às unidades de ensino. No entanto, 155 mil alunos (21%) ainda não voltaram às aulas, mas espera-se que retomem suas atividades a partir desta segunda-feira (27).
A situação resultou no fechamento de 2.340 escolas em 250 municípios, sendo que 1.752 delas (75%) já foram reabertas. Algumas escolas ainda estão sendo utilizadas como abrigos, o que dificulta a retomada das aulas.
Infelizmente, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou mais três mortes em decorrência das enchentes, totalizando 169 óbitos. A preocupação aumenta com 56 pessoas ainda desaparecidas e 806 feridos.
No total, 469 municípios foram afetados pelas enchentes, resultando em 55.813 pessoas desabrigadas e 581.638 desalojadas. O governo estadual tem se empenhado em ações de resgate, contabilizando o salvamento de 77.639 pessoas.
A região metropolitana de Porto Alegre revive momentos de caos com o retorno das chuvas, que aumentaram o nível do lago Guaíba para 4,13 metros, ultrapassando a cota de inundação de 3 metros. A previsão é de que as chuvas continuem e os níveis do lago permaneçam elevados nos próximos dias, podendo ocorrer novas elevações devido aos ventos e precipitação esperados para a próxima semana, de acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.