Barcelona é absolvido de acusações de suborno em escândalo de arbitragem
Por: Um Jornalista
Um tribunal espanhol decidiu nesta sexta-feira (24) anular as acusações de suborno contra o Barcelona relacionadas a um escândalo de corrupção na arbitragem e suspendeu a investigação sobre o presidente Joan Laporta.
Os ex-presidentes Josep María Bartomeu e Sandro Rosell, juntamente com outros indivíduos, ainda estão sob investigação por suposta corrupção desportiva. O clube é acusado de ter repassado mais de 7,3 milhões de euros (cerca de R$ 40,8 milhões pela cotação atual) a um antigo chefe do grupo de arbitragem no período de 1994 a 2018.
As autoridades suspeitam que o Barcelona tenha feito pagamentos a uma empresa de propriedade de José María Enríquez Negreira, ex-vice-presidente do Comitê Técnico de Árbitros (CTA) entre os anos de 2001 e 2018, com o objetivo de influenciar as decisões tomadas pelos árbitros durante as partidas.
Com a decisão do tribunal, o Barcelona é considerado inocente das acusações de suborno envolvendo o escândalo de corrupção na arbitragem. No entanto, a investigação continua em andamento para os outros envolvidos no caso, que ainda devem prestar esclarecimentos às autoridades.
Esta decisão representa um alívio para o clube catalão, que vinha enfrentando sérias acusações relacionadas à corrupção no futebol. Resta agora aguardar os desdobramentos do caso e as possíveis repercussões que essa absolvição poderá ter no cenário esportivo espanhol.