Presidente da França apoia taxação de super-ricos proposta por Lula
O presidente da França, Emmanuel Macron, em entrevista à rede americana CNBC, expressou seu apoio à proposta de taxação de super-ricos, defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Macron criticou os Estados Unidos por se posicionarem contra a ideia.
Quando questionado sobre a oposição da secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, Macron lamentou a postura, afirmando que era “uma pena”. Ele ainda anunciou que haverá uma discussão no G20 com Lula sobre o tema, destacando a importância de um imposto global para evitar grandes discrepâncias.
O presidente francês ressaltou que mesmo na sociedade americana, há um crescente desconforto em relação à concentração de riqueza em poucas mãos. Sua declaração foi bem recebida pela equipe do ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad, principal defensor da taxação de super-ricos no governo brasileiro.
Se você gostou deste texto e deseja acessar mais conteúdos, assine para liberar sete acessos gratuitos por dia. Clique no botão abaixo.
Sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas e alertas das principais notícias do dia. Sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Para contribuir com o jornalismo profissional e ter acesso a mais de 180 reportagens e análises diárias, assine por apenas R$ 1,90 no 1º mês.