Embaixador Frederico Meyer retorna a Israel após três meses de crise diplomática com o Brasil




Embaixador Frederico Meyer retorna a Israel após crise diplomática

Embaixador Frederico Meyer retorna a Israel após crise diplomática

Na manhã desta sexta-feira, o embaixador Frederico Meyer retornou a Tel Aviv, em Israel, após passar três meses em consultas em Brasília. A crise diplomática entre Brasil e Israel culminou na convocação de Meyer para consultas, devido a um episódio em que o governo brasileiro considerou que o diplomata havia sido humilhado pela administração de Benjamin Netanyahu.

Não há informações claras sobre se Meyer retornará permanentemente ao posto de embaixador ou se seu retorno servirá apenas para encerrar seu cargo enquanto aguarda uma definição política. A crise teve início quando o governo de Israel declarou o embaixador brasileiro como persona non grata, em resposta a comentários feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que fizeram referência à Segunda Guerra Mundial.

Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

A volta de Meyer a Israel marca um possível reestabelecimento das relações entre os dois países, após um período conturbado. O embaixador se mostrou otimista em relação ao futuro e afirmou que está disposto a contribuir para a retomada do diálogo e cooperação entre Brasil e Israel.

Espera-se que nos próximos dias haja novos desdobramentos sobre a situação diplomática e o futuro de Frederico Meyer como embaixador do Brasil em Israel.


Sair da versão mobile