Congresso Nacional analisará 17 vetos, incluindo veto à criminalização de fake news e gratuidade de bagagem em voos, em sessão conjunta nesta terça.

Na última terça-feira (28), senadores e deputados se reuniram em sessão conjunta do Congresso Nacional para analisar 17 vetos presidenciais. Dentre eles, alguns remetem a decisões do governo passado, como o veto à criminalização da disseminação de fake news (VET 46/2021, à Lei 14.197, de 2021) e à gratuidade do despacho de bagagem em voos (VET 30/2022, à Lei 14.368, de 2022), que traz flexibilizações às regras do setor aéreo. É importante ressaltar que o projeto aprovado pelo Congresso previa o despacho gratuito de uma bagagem em voos, porém esse trecho foi vetado pelo atual presidente, Jair Bolsonaro.

Por outro lado, uma das decisões mais relevantes do governo atual foi o veto presidencial a partes da lei que restringe a saída temporária de presos (VET 8/2024, à Lei 14.843, de 2024), trazendo debates e discussões acaloradas no Congresso. O posicionamento do presidente em relação a esses vetos tem gerado polêmica e dividido opiniões entre os parlamentares presentes.

O encontro no Congresso Nacional foi marcado por intensos debates e argumentações, demonstrando a importância e a repercussão que essas decisões podem ter na sociedade brasileira. A votação dos vetos presidenciais é aguardada com expectativa por diversos setores que acompanham de perto as movimentações políticas e jurídicas do país.

Sair da versão mobile