Exército chinês inicia exercício militar próximo a Taiwan como resposta a provocações externas e atos separatistas.







Exercício Militar na Região de Taiwan

O Exército de Libertação Popular (ELP), como são chamadas as forças armadas da China, deu início a um exercício militar conjunto de dois dias nas proximidades de Taiwan. As operações começaram na manhã desta quinta-feira (23), noite no Brasil, e estão sendo amplamente divulgadas nas redes sociais chinesas, como WeChat e Weibo, além de terem sido reproduzidas pelo canal de notícias CGTN em uma cobertura ao vivo.

O porta-voz do ELP, Li Xi, destacou que o objetivo do exercício é enviar um recado claro em resposta aos “atos separatistas das forças de ‘independência de Taiwan'” e também como um alerta às “interferências e provocações de forças externas”. Essa ação foi motivada pelo discurso de posse do novo líder taiwanês, Lai Ching-te, e pelas declarações de Estados Unidos e Japão que foram criticadas por Pequim.

Os exercícios, que começaram às 7h45, estão sendo realizados no estreito de Taiwan e nas regiões ao norte, sul e leste da ilha, incluindo as ilhas menores de Kinmen, Matsu, Wuqiu e Dongyin. Participam das operações o exército, marinha, aeronáutica e a força de foguetes do Comando do Teatro Oriental do ELP.

O porta-voz informou que as ações incluem combate marítimo-aéreo, a apreensão do campo de batalha e ataques conjuntos de precisão em alvos estratégicos. As atividades também envolvem a patrulha de navios e aviões nas áreas próximas à ilha de Taiwan, além de operações integradas dentro e fora da cadeia de ilhas.


Sair da versão mobile