23/05/2024 – 07:40
Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília
A mamografia é um dos exames usados para detectar câncer de mama
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados está em debate nesta quinta-feira (23) a respeito do tratamento do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). A audiência, agendada para o plenário 7 a partir das 9h30, foi solicitada pela deputada Flávia Morais (PDT-GO).
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que por ano até 2025 serão detectados cerca de 74 mil casos de câncer de mama. O câncer de mama, excluindo os tumores de pele não melanoma, é o mais comum no Brasil.
A eficácia do tratamento é fortemente influenciada pelo diagnóstico precoce e início imediato da terapia. Por esse motivo, Flávia Morais destaca a importância de implementar ações de rastreamento eficazes para reduzir a mortalidade ao identificar os tumores em estágios iniciais, aumentando assim as chances de recuperação e cura.
A deputada planeja ouvir autoridades públicas, médicos e representantes de associações oncológicas a fim de desenvolver estratégias em conjunto, levando em consideração as implicações financeiras, os aspectos técnicos e o panorama das políticas públicas relacionadas à oncologia.
Da Redação – ND