Nível do Guaíba próximo ao Cais Mauá preocupa população
No dia 22 de julho, o nível do Guaíba na altura do Cais Mauá, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, atingiu a marca de 3,93 metros, registrando a primeira vez que fica abaixo dos 4 metros desde o dia 3 de maio. Apesar de não estar mais na zona de inundação, que é de 3 metros, a situação ainda preocupa as autoridades e a população local.
Segundo a Rede Hidrometeorológica Nacional, da Agência Nacional de Águas (Ana), a última vez que o Guaíba esteve abaixo dos 4 metros foi no dia 2 de maio, às 23h15, com 3,69 metros. Desde então, o nível máximo registrado foi de 5,35 metros, no dia 5 de maio, causando impactos em diversos bairros da capital e no Estado gaúcho, com mais de 160 mortes confirmadas até o momento.
A previsão é de que o nível do Guaíba continue em redução ao longo do dia, podendo chegar a 3,70 metros. No entanto, a expectativa de temporais para esta semana, especialmente na sexta-feira, com chuva generalizada em todo o estado, pode fazer com que o nível suba novamente, alerta o Climatempo.
A Defesa Civil do Estado já emitiu um alerta devido aos níveis elevados dos rios Jacuí, Sinos e Gravataí, com a região da costa doce e margens da Laguna dos Patos sendo as mais críticas. A previsão é de extravasamento de rios menores, arroios e córregos, além de elevação nos rios principais, o que pode resultar em alagamentos.
Diante dessa situação, a recomendação é para que os moradores de regiões ribeirinhas ou próximas a áreas com histórico de alagamento busquem um local seguro e procurem informações específicas com a defesa civil do município para se prevenir de possíveis eventos extremos.