22/05/2024 – 08:43
Bruno Kelly/Amazônia Real
Desmatamento e garimpo são crimes recorrentes na Amazônia
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (22) o tráfico de drogas e atuação do crime organizado na Amazônia brasileira. O debate atende a sugestão do deputado General Pazuello (PL-RJ).
O parlamentar explica que são comuns os relatos de que organizações criminosas atuam na Amazônia, no garimpo, na pesca e no desmatamento ilegais, na prostituição infantil e no tráfico de pessoas e de drogas, o que “torna a região amazônica uma das mais conhecidas e disputadas rotas para ilícitos transnacionais no País”.
“A relevância desse tema também reside na importância estratégica da Amazônia, cuja extensão continental, patrimônio, diversidade de recursos e, ao mesmo tempo, isolamento do restante do País, demandam uma presença estatal muito maior do que a realidade atual”, argumenta Pazuello.
Para ele, o Estado precisa atuar para garantir, especialmente, a segurança da sociedade regional, a proteção das comunidades indígenas locais, a defesa territorial e, em última instância, o patrimônio e a soberania nacionais.
O debate será realizado às 16h30, no plenário 6.
Da Redação – RL
Debate na Câmara dos Deputados sobre tráfico de drogas e crime organizado na Amazônia
No dia 22 de maio de 2024, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados se reuniu para discutir o tráfico de drogas e a atuação do crime organizado na região amazônica brasileira. O debate foi proposto pelo deputado General Pazuello (PL-RJ) e visa abordar os crimes recorrentes na Amazônia, como desmatamento, garimpo ilegal, pesca ilegal, prostituição infantil e tráfico de pessoas e drogas.
O deputado Pazuello ressalta a importância estratégica da Amazônia, destacando a necessidade de uma maior presença estatal na região para garantir a segurança da população local, proteger as comunidades indígenas, defender o território e preservar o patrimônio e a soberania nacionais.
O debate, marcado para as 16h30 no plenário 6, pretende ampliar o entendimento sobre os desafios enfrentados na Amazônia e buscar soluções para combater os crimes e a atuação das organizações criminosas na região.
A Amazônia tem sido alvo de intensa exploração ilegal, o que coloca em risco sua rica biodiversidade e contribui para a degradação ambiental. A discussão promovida pela Comissão de Segurança Pública é fundamental para encontrar medidas efetivas de combate aos crimes na região e garantir a preservação da Floresta Amazônica.