Saque do FGTS na modalidade Calamidade é liberado para trabalhadores afetados por enchentes em 359 municípios do RS.

Trabalhadores de 359 municípios do Rio Grande do Sul têm a possibilidade de solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade Calamidade, devido às enchentes que têm afetado a região desde o final do mês de abril. Em uma coletiva à imprensa realizada em Porto Alegre nesta terça-feira (21), o ministro para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, informou que a liberação do valor de até R$ 6.240 é um apoio importante para as pessoas afetadas.

O saque-calamidade está disponível para trabalhadores que residem em áreas afetadas pelas enchentes, conforme indicado pelas secretarias de Defesa Civil dos municípios. Qualquer pessoa com saldo na conta do FGTS pode solicitar o saque, mesmo que já tenha feito a retirada nos últimos 12 meses por esse mesmo motivo. A liberação do saque ocorre após o reconhecimento do estado de calamidade pública ou emergência na localidade pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria.

Para solicitar o benefício, o trabalhador deve acessar o aplicativo FGTS e seguir as instruções para solicitar o saque de forma 100% digital, indicando o motivo como “Calamidade pública”. Documentos como cópia do documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador e certidão de casamento ou união estável, se necessário, devem ser enviados para análise. Em casos onde não é possível apresentar o comprovante de residência em nome do trabalhador, uma declaração do município pode ser aceita.

Após o envio dos documentos e da solicitação, a Caixa irá analisar e, uma vez aprovada, o valor será creditado na conta indicada pelo solicitante. Para mais informações ou dúvidas, os trabalhadores podem acessar o site oficial do FGTS ou entrar em contato com a Caixa pelos números disponibilizados. Este é mais um apoio oferecido para auxiliar aqueles impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile