Relatório do Fórum Econômico Mundial aponta recuperação do mercado mundial do turismo até 2024
Na manhã desta terça-feira (21), o Fórum Econômico Mundial divulgou um relatório revelando que o mercado global do turismo deverá retornar aos patamares pré-Covid-19 ao longo de 2024. O afrouxamento das restrições e a demanda reprimida são destacados como os principais impulsionadores desse crescimento, que irá contribuir significativamente para o PIB global.
O Brasil se destaca como a 26º principal economia no desenvolvimento do setor de viagens, sendo o único país da América Latina entre os 30 primeiros colocados. De acordo com o Índice de Viagens e Turismo elaborado pelo fórum, o país subiu oito posições desde 2019, superando assim o patamar anterior à pandemia. Estados Unidos, Espanha, Japão, França e Austrália lideram o ranking.
O relatório também ressalta a importância da sustentabilidade no setor de turismo, sendo este um ponto que o Brasil ainda precisa aprimorar. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, enfatizou a necessidade de mostrar o país para além dos tradicionais pontos turísticos e promover parcerias para atrair eventos e negócios internacionais.
Outro desafio apontado é a infraestrutura de transportes e a segurança pública, especialmente no combate à violência relacionada ao crime organizado. Apesar da recuperação do turismo pós-pandemia, obstáculos como mudanças climáticas, tensões geopolíticas e escassez de mão de obra especializada ainda impactam o setor.
As viagens a negócios continuam superando as viagens a lazer, e a conectividade das rotas aéreas não acompanhou o aumento da demanda. Economias de alta renda na Europa e no Pacífico lideram as condições favoráveis para o turismo, conforme apontam os dados presentes no relatório.
Veja a lista dos 50 países mais bem colocados no ranking
1. Estados Unidos
2. Espanha
3. Japão
(Lista completa com os 50 países mais bem colocados no ranking)