Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, 15 milhões de pessoas da faixa 1 já foram beneficiadas pelo programa, totalizando um montante de R$ 52 bilhões em dívidas. Os inadimplentes negativados entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022 obtiveram descontos médios de 83% através do programa.
Uma das vantagens do Desenrola Brasil é a possibilidade de quitação do saldo negociado sem a necessidade de entrada e em até 60 parcelas. Além disso, é viável agrupar diversas dívidas com diferentes credores em um único saldo devedor para facilitar a negociação.
Os interessados em aderir ao programa podem realizar a negociação através da plataforma oficial usando uma conta gov.br. Outra opção é utilizar os canais de atendimento de agentes financeiros credenciados, como Serasa Limpa Nome, Itaú Unibanco, Santander e Caixa Econômica Federal.
Apesar de o prazo da MP ter se encerrado na segunda-feira (20), a plataforma ainda exibia a mensagem de encerramento na manhã desta terça-feira (21), informando que o Programa Desenrola Brasil havia sido finalizado. A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério da Fazenda em busca de informações sobre a retomada das negociações, mas até o momento da publicação desta reportagem, não houve resposta.
Portanto, é importante que as pessoas que se enquadram nos critérios do programa fiquem atentas para a reabertura das negociações e aproveitem essa oportunidade para regularizar sua situação financeira de forma facilitada.