Procurador do TPI solicita ordens de detenção contra Netanyahu e líderes do Hamas por crimes de guerra e contra a humanidade.




Procurador do TPI pede ordens de detenção contra Netanyahu e líderes do Hamas

Hoje, o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, fez um anúncio impactante. Ele solicitou ordens de detenção contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e três dirigentes do movimento islâmico palestino Hamas. A acusação? Supostos crimes de guerra e contra a humanidade.

Após mais de 200 dias de conflito entre Israel e Hamas, o procurador baseado em Haia revelou em um comunicado que as ordens de prisão foram iniciadas contra Netanyahu e seu ministro da Defesa, Yoav Gallant. As acusações incluem “matar deliberadamente civis por fome”, “homicídio intencional” e “extermínio e/ou assassinato” na Faixa de Gaza.

Em suas declarações, Khan afirmou: “Os crimes contra a humanidade mencionados fazem parte de um ataque generalizado e sistemático contra a população civil palestina, seguindo a política de uma organização. Concluímos que alguns desses crimes ainda estão sendo cometidos”.

Além de Netanyahu, as ordens também afetam Mohammed al Masri, também conhecido como “al Deif”, líder das brigadas Ezzedine al Qassam, o braço militar do Hamas, e Ismail Haniyeh, líder do escritório político do movimento palestino baseado no Catar.

O Hamas reagiu à decisão, condenando-a e criticando “as tentativas do procurador do TPI de equiparar a vítima ao carrasco ao emitir ordens de prisão contra vários líderes da resistência palestina”.


Sair da versão mobile