Prefeitura do Rio adquire novos ônibus zero quilômetro para reforçar transporte na Zona Oeste da capital fluminense.





Novos ônibus da Prefeitura do Rio de Janeiro para ampliar o transporte local

Crédito: João Antunes

A Mobi-Rio, empresa pública gestora do BRT do Rio de Janeiro, divulgou as primeiras imagens dos primeiros ônibus zero quilômetro Caio Millennium V, adquiridos pela Prefeitura para ampliar o modal de transporte da capital fluminense. As unidades são as primeiras do modelo não articulado a serem usadas na cidade. Os ônibus têm configuração 4X2 e motorização traseira, o que vai permitir maior eficiência no transporte de passageiros.

Os novos veículos vão operar em linhas atualmente desativadas na Zona Oeste, conforme anúncio feito por Eduardo Paes (PSD), em 15 de fevereiro. A Prefeitura do Rio comprou 150 composições para o reforço da frota existente na região.

Os ônibus contam com quatro portas para embarque, sendo duas de cada lado. As do lado direito são no nível do solo e as do lado esquerdo no nível das estações. Os veículos vêm equipados com ar-condicionado da marca Arco, saídas de emergência nas janelas e alçapões do teto, câmeras de monitoramento internas e externas, iluminação interna em LED e tomadas USB nas laterais do veículo, itinerários eletrônicos da Luminator, lixeiras, alças pega-mão nos balaústres horizontais e assoalho revestido com plástico antiderrapante.

Idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida contarão com recursos, como elevadores, área reservada para cadeira de rodas, balaústres táteis e botões de campainha em braile.

Na parte mecânica, os ônibus foram fabricados com chassis Mercedes-Benz, modelo O500 M 1928/59 BlueTec6, motor OM 926 LA, de 7,2 litros, com 286 cv de potência a 2.200 rpm e torque máximo de 1.100 Nm a 1.200-1.600 rpm.

Com informações do site Ônibus & Transporte.


Sair da versão mobile