Abinader vence eleições presidenciais na República Dominicana com mais de 30 pontos de diferença e promete ser presidente de todos.




Novo presidente eleito na República Dominicana

Novo presidente eleito na República Dominicana

“Sou e serei o presidente de todos os dominicanos e dominicanas”, afirmou Luis Abinader em seu discurso de vitória, diante de centenas de simpatizantes na sede de sua campanha em Santo Domingo. O presidente eleito ressaltou a clareza com que o povo se pronunciou nas urnas e assumiu o compromisso de não decepcionar. Abinader garantiu: “Não vou falhar com vocês”.

Com 59,05% dos votos, Luis Abinader conquistou uma vitória expressiva, com mais de 30 pontos percentuais à frente de Gonzalo Fernández, que obteve 27% dos votos, de acordo com os resultados parciais divulgados.

O terceiro colocado na disputa presidencial foi Abel Martínez, com 10,76% dos votos. Os outros seis candidatos, juntos, alcançaram apenas 3% do total de votos.

Os eleitores presentes na comemoração entoaram cânticos de “Mais quatro anos, mais quatro anos” em apoio ao presidente eleito, que conseguiu evitar a necessidade de um segundo turno.

Mais de 8 milhões dos 11,2 milhões de dominicanos aptos estavam registrados para votar no domingo, em uma eleição que também renovou o Congresso do país.

“Votei em Abinader… ele realmente fez um bom governo”, declarou María Ramona Antonio, uma dentista de 74 anos, à agência de notícias AFP.


Sair da versão mobile