OpenAI enfrenta desafios com saída de membros da equipe de superalinhamento
Em recente declaração, o engenheiro encarregado do grupo responsável pelo superalinhamento na OpenAI afirmou: “Chegamos a um ponto de ruptura”. Esse grupo tem a missão de garantir que uma futura inteligência artificial geral esteja alinhada com os valores da sociedade, buscando evitar possíveis impactos negativos.
Após a saída de Leike, Sam Altman, cofundador e CEO da empresa, expressou sua tristeza e afirmou que há muito a fazer pela pesquisa sobre alinhamento e segurança da inteligência artificial. Altman enfatizou o comprometimento da OpenAI com esse objetivo.
Além de Leike, outro membro importante da equipe de superalinhamento que anunciou sua saída foi Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI. Essas mudanças geraram repercussão no cenário tecnológico.
O lançamento do ChatGPT pela OpenAI representou uma revolução na inteligência artificial generativa, permitindo a geração de conteúdo a partir de solicitações simples em linguagem cotidiana. Essa inovação despertou entusiasmo no Vale do Silício, porém levantou preocupações quanto à segurança e uso de dados pelos reguladores nos Estados Unidos e na Europa.
Recentemente, a OpenAI divulgou uma nova versão do “chatbot” capaz de manter conversas orais fluídas com os usuários, demonstrando mais um avanço rumo a assistentes de IA personalizados e poderosos.
juj/pno/arm/atm/rpr-lb