Saída de Paulo Pimenta do núcleo do Planalto gera vazio político e preocupa setores do PT, que veem dificuldade em substitui-lo.




Saída de Paulo Pimenta do Palácio do Planalto preocupa setores do PT

A saída de Paulo Pimenta do núcleo de ministros do Palácio do Planalto está gerando preocupações entre setores do PT. A avaliação é de que ele deixa um vazio político que será difícil de ser preenchido por outros auxiliares de Lula.

SALA VAZIA

Líderes do partido reconhecem que Pimenta é um dos poucos ministros com a experiência, perfil e disposição necessários para o enfrentamento político e a defesa firme do governo.

SALA 2

Mesmo os críticos do desempenho de Pimenta na Secretaria de Comunicação do governo (Secom) reconhecem que sua saída do Planalto representa uma dificuldade adicional para Lula, que perde uma voz relevante na defesa do governo.

SALA 3

A saída de Flávio Dino do Ministério da Justiça já havia enfraquecido a linha de frente da defesa do governo.

SALA 4

Segundo um ministro, outros auxiliares de Lula não possuem o perfil adequado para esse tipo de embate, ou estão em pastas que não comportam essa disputa política.

SALA 5

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por exemplo, precisa manter uma postura conciliadora em seu cargo, focando na defesa das políticas econômicas do governo.

SALA 6

Há também aqueles que ocupam ministérios, mas têm uma agenda própria e não se sentem motivados a defender além da política de suas próprias pastas.

LENTES

O fotógrafo Sebastião Salgado e sua mulher, a curadora Lélia Wanick Salgado, marcaram presença na abertura da exposição “Maio Fotografia” no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, na semana passada. A atriz Mariana Ximenes também esteve presente.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Sair da versão mobile