Os estragos causados pelas chuvas também resultaram em um alto número de desabrigados, com mais de 618,3 mil pessoas fora de suas residências. Deste total, 540.192 tiveram que deixar suas casas e estão abrigados temporariamente na casa de familiares, amigos ou conhecidos. Os demais estão em um dos 875 abrigos cadastrados no estado, segundo o monitoramento diário realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul.
O impacto das enchentes atinge cerca de 2.281.830 de pessoas, o que representa 20,95% da população do estado, estimada em 10,88 milhões de habitantes. As operações de resgate têm sido intensas, com 82.666 pessoas já resgatadas por helicópteros, agentes de segurança e barcos oficiais, bem como voluntários. Além disso, 12.108 animais silvestres e domésticos também foram salvos durante as ações de resgate.
Praticamente todos os municípios gaúchos foram afetados pelas chuvas, com 92,75% dos 497 municípios do estado tendo suas rotinas impactadas pelos eventos climáticos. A situação demanda esforços conjuntos para assistência às vítimas, reconstrução de áreas atingidas e medidas de prevenção para casos futuros de desastres naturais.
O estado segue mobilizado para enfrentar as consequências dos temporais e garantir apoio às pessoas afetadas, contando com o auxílio de diversos órgãos e voluntários envolvidos nas ações de socorro e assistência às vítimas. A solidariedade e a união se mostram fundamentais neste momento de adversidade.