Enchentes no Rio Grande do Sul já deixam 151 mortos e atingem mais de 2,28 milhões de pessoas em 458 municípios.

As fortes chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul desde o final de abril já causaram a triste marca de 151 mortes confirmadas, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil nesta quinta-feira (16). A situação é preocupante e requer atenção imediata das autoridades e da população.

Mais de 100 pessoas ainda estão desaparecidas e é importante que os atingidos verifiquem se os nomes das vítimas constam na lista disponível no site da Defesa Civil. Caso o nome esteja na lista, é necessário procurar uma delegacia da Polícia Civil para regularizar os dados e retirar o nome da lista de desaparecidos.

Além das vidas perdidas, as enchentes deixaram um total de 806 feridos, evidenciando a magnitude da tragédia. A situação se agrava com o fato de que 458 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul foram afetados pelas enchentes, impactando diretamente 20,95% da população do estado, totalizando mais de 2,28 milhões de pessoas atingidas.

Os números de resgates também são alarmantes, com 76.620 pessoas e 11.932 animais silvestres e domésticos sendo resgatados até o momento. A população desabrigada chega a mais de 615 mil, sendo que 77.199 pessoas estão em abrigos espalhados pelo estado e mais de 538 mil estão desabrigadas.

A gravidade da situação coloca em evidência a urgência de ações governamentais para minimizar os impactos das chuvas e auxiliar as famílias atingidas. É necessário um esforço conjunto da sociedade e das autoridades para prestar assistência e garantir a segurança dos cidadãos diante dessa calamidade natural.

Sair da versão mobile